10 Fatores Psicológicos que Contribuem para a disfunção sexual masculina

Por que algumas pessoas preferem deixar tudo para depois?

Aline Oliveira

12/7/2020 0 min read

De acordo com a pesquisa Mosaico 2.0, realizada pelo Projeto Sexualidade da Universidade de Paulo (USP), 30% da população masculina brasileira tem dificuldades para ter e manter uma ereção.
Anteriormente as disfunções sexuais masculinas eram mais comuns nos homens mais velhos e as causas estavam mais relacionadas a doenças orgânicas, como diabetes e pressão alta, mas, atualmente, é cada vez mais comum encontrarmos homens jovens com ejaculação precoce, disfunção erétil e falta de desejo sexual. E, na sua grande maioria, a causa não é orgânica, mas sim emocional.
10 fatores psicológicos que contribuem para a disfunção sexual masculina:
1. Estresse: Quando o estresse se torna crônico, há uma liberação muito grande de cortisol e diminuição da produção da testosterona que é o principal hormônio sexual masculino.
2. Ansiedade: Muitos homens ficam ansiosos em como vai ser sua performance e a ansiedade provoca grande liberação de adrenalina que impede os homens de ter ereção.
3. Depressão: A depressão reduz a libido, fazendo com que o indivíduo fique menos interessado por sexo.
4. Baixa autoestima: Homens que não se sentem capaz, que se sentem incapaz, inferior, inseguro, com medo de errar ou não agradar.
5. Timidez: A timidez, muitas vezes faz com que o homem acabe se retraindo ao impulso sexual devido ao medo de se expor.
6. Relação com parceira (o): Os problemas conjugais não resolvidos sempre vão para a cama com o casal e interferem no desejo sexual. Principalmente quando há ofensas ou desprezo por parte da parceira(o).
7. Conflitos na identidade sexual: É muito comum que o homem com dúvidas sobre sua orientação sexual apresente alguma disfunção sexual.
8. Crenças religiosas e familiares: Crenças religiosas, os tabus, educação sexual muito rígida e repressora criam inibições e tabus em torno do ato sexual
9. Crenças em mitos sexuais. Mitos como, “O homem sempre está interessado e pronto para o sexo”; “O sexo equivale à penetração”; “Sexo requer ereção”.
10. Traumas. Traumas vividos em experiências anteriores ou situações de abuso sexual.
Fatores psicológicos podem ser resolvidos através do acompanhamento psicoterápico. Busque ajuda de um psicólogo e tenha uma vida sexual plena.